terça-feira, 28 de outubro de 2014

Conscientização ajuda na redução do consumo de água em Limeira


A Prefeitura de Limeira criou o Gabinete de Gestão de Crise que tem o objetivo de estabelecer planejamento para o consumo de água, bem como encontrar medidas adequadas para a solução da crise. O decreto da criação do gabinete foi publicado no Jornal Oficial do Município do sábado, 25 de outubro, quando também aconteceu uma reunião extraordinária do gabinete.

O gabinete é composto por nove representantes do Executivo e um membro da Odebrecht Ambiental. Nesta segunda-feira, 27, durante a reunião ordinária, Tadeu Ramos, diretor da Odebrecht, apresentou os dados colhidos no fim de semana, quando foi registrada a redução de 15% no consumo de água do município. As reuniões do grupo ocorrerão ordinariamente às segundas e sextas-feiras, das 8h às 9h, ou conforme convocação do prefeito Paulo Hadich, que preside o gabinete.

Também são membros do gabinete o vice-prefeito Antonio Carlos Lima; o secretário Chefe de Gabinete, Marco Aurélio Magalhães Faria Júnior; o presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Osmar da Silva Júnior; o secretário de Obras e Urbanismo, Alex Rosa; de Serviços Públicos, Marcelo Coghi; de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori; o secretário de Assuntos Jurídicos, Rivanildo Pereira Diniz; de Comunicação Social, Luiz Eduardo Mequita, e o Ouvidor Geral, Rafael Martinati.

São atribuições do gabinete acompanhamento da vazão da área de captação; adoção de medidas necessárias que visem à redução do consumo de água; tomar decisões estratégicas para resolução da crise hídrica; obter soluções e informações junto aos órgãos Federal e Estadual; decidir e propor orientações e campanhas de conscientização para evitar eventos mais críticos e manter a população informada e solicitar a contribuição dos veículos de comunicação quando necessário, com a finalidade de prestar informações sobre a crise e seu gerenciamento tratado gabinete.

CAPTAÇÃO

Após a reunião extraordinária realizada no sábado, 25, os membros do Gabinete de Gestão de Crise foram até a Estação de Captação de Água de Limeira, no bairro Jaguari, na área rural de Limeira. Apesar da chuva registrada durante a noite de sexta-feira, os níveis do Rio Jaguari e do Ribeirão Pinhal não estavam dentro do esperado para que a captação retornasse a ser realizada na junção dos dois rios.

Os membros do gabinete também foram até o lago da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto do Lobo, local onde está sendo feita a captação da água para abastecer Limeira.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário