sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CONSÓRCIO PCJ É HOMENAGEADO PELO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA EM MARSELHA NA FRANÇA


Consórcio PCJ


O presidente do Conselho Mundial da Água (WWC na sigla e inglês), Benedito Braga, concedeu ao Consórcio PCJ o certificado especial por cinco anos de atuação e participação no Conselho pela importante contribuição com as estratégias e missões da entidade máxima da água no mundo. O WWC busca promover a conscientização, o compromisso político e desencadear ações sobre as questões críticas da água em todos os níveis, incluindo o mais alto nível de tomada de decisão, para facilitar a eficiente conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso da água em todas as suas dimensões em uma base ambientalmente sustentável para o benefício de toda a vida na Terra.
O certificado foi entregue ao Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, que ao lado do coordenador de projetos, Guilherme Valarini, está participando da 53ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água, preparatória para o 7º Fórum Mundial da Água 2015. O Encontro aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro.
Para Nogueira, “reuniões como essa são muito importantes para a troca de experiências voltadas ao trato da água, entre países e organizações que enfrentam ou enfrentaram situações extremas semelhantes de escassez de água, como é o caso que vem passando as regiões das Bacias PCJ, Alto Tietê e outras no mundo todo”, disse o presidente do Consórcio PCJ.
Na opinião de Newton Azevedo, que é governador do Conselho, diante dos eventos extremos vivenciados recentemente em varias partes do mundo, a questão da segurança hídrica deve ser tratada prioritariamente no Brasil, destacando o tema água na sua transversalidade, ou seja, a água está relacionada à produção de alimentos, energia, saneamento, indústria, agronegócio, e, portanto, devemos usar a água de forma consciente sabendo que ela é um bem finito.
Ainda destacando a questão da segurança hídrica, o Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, disse que “o Conselho trouxe a ideia da segurança hídrica de uma participação da 68ª Reunião da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em 2012, e isso nada mais é que olhar a água tanto do ponto de vista da higiene, saúde, alimentação, como também do desenvolvimento econômico através do uso da água, respeitando a questões ecológicas.”
Braga também destacou que o Estado de São Paulo deverá passar por um momento de reflexão diante dessa forte estiagem, no sentido de entender que a água é um recurso renovável, porém finito. Além disso, deverá aprender com regiões, como por exemplo, o Nordeste do país, a lidar com esse tipo de situação, implementando ações que aumentem a oferta hídrica e o uso mais eficiente da água.
Em relação ao 7º Fórum Mundial da Água, destacou-se que sua preparação está bem encaminhada, pois muitas atividades foram iniciadas desde junho 2014. Nesse Fórum, várias questões serão discutidas por meio de processos temáticos, políticos, regionais e ciência e tecnologia, além d a criação de um fórum do cidadão, destacando a participação da sociedade civil nesse contexto. São esperadas para esse evento 35 mil participantes de cerca de 170 países, dentre chefes de Estado, órgãos públicos, organizações internacionais, empresas, academia, sociedade civil, ONGs, jornalistas, cidadãos, etc.
Nessa 53ª reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, também foi assinado um Acordo de Cooperação entre o Conselho Mundial da Água e o Conselho Mundial de Energia visando o desenvolvimento de bases de conhecimento, iniciativas conjuntas em eventos da água e energia, troca de informações e experiência política, seminários e programas de pesquisa, visitas e intercâmbio de pessoal entre as partes, união em pesquisas e desenvolvimento de projetos e outras atividades.
Outra deliberação do evento foi a concordância dos membros do conselho em criar um banco de dados com a ajuda de especialistas voluntários capazes de ajudar os governos dos países a conduzir ações no mundo antes ou depois de um desastre relacionado com a água, pois o Conselho Mundial da Água está se esforçando para aumentar a resiliência das comunidades para responder a esses desastres naturais.
Com o objetivo de destacar os esforços que o Consórcio PCJ vem fazendo para as bacias PCJ superarem a maior crise hídrica vivida na região nos últimos 90 anos, a entidade entregou para o Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, um exemplar da gota que representa a campanha “E se essa fosse a última gota”, a fim de reforçar a necessidade de um movimento para redução do consumo de água.

Site: Consórcio PCJ (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário