sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Limeira realiza estudo do Rio Jaguari para montar planos contra estiagem



[ Esta reportagem é do dia 06/07/14, mas é interessante para quem está acompanhando esta questão]

Concessionária responsável pelo abastecimento contratou especializada. Vazão em junho de 2014 foi um quinto da média do mesmo mês de 2013.

Rio Jaguari, em Limeira (Foto: Arquivo/Odebrecht)

A concessionária Odebrecht Ambiental, responsável pelo fornecimento de água de Limeira (SP), contratou uma empresa especializada para desenvolver estudos hidrológicos no Rio Jaguari e no Ribeirão Pinhal, que abastecem a cidade. O objetivo é obter uma previsão mais precisa sobre os mananciais, já que a vazão média nos cursos d'água em junho de 2014 foi de quase um quinto da média registrada no mesmo mês de 2013.
Conforme informações da concessionária, a pesquisa é baseada em uma série histórica dos últimos 100 anos e irá nortear as ações da empresa para o período de estiagem. A conclusão das análises está prevista para as próximas semanas.
De acordo com o Sistema de Telemetria do Consórcio PCJ, vazão média registrada em junho deste ano foi de 6,9 mil litros de água por segundo e, no ano passado, a média foi de 32,8 mil litros de água por segundo.
Rio Jaguari, em Limeira (Foto: Arquivo/Odebrecht)De acordo com a concessionária, a falta de chuvas foi a principal causadora dos baixos índices, já que durante não choveu no verão e há mais 30 dias não há registros significativos de chuva na cidade.
Mesmo com números preocupantes, o abastecimento na cidade não corre riscos, segundo a Odebrecht, já que, por dia, é captado menos de mil litros de água por segundo. De toda a água que abasteceu a cidade em junho, 63% foi captada no Rio Jaguari e 37% no Ribeirão Pinhal.

Prefeitura de Limeira

A Prefeitura de Limeira, reafirmou em nota, que não será necessário adotar racionamento na cidade, porque as vazões nos mananciais que abastecem o município ainda são suficientes para atender a demanda. Mesmo sem risco de racionamento, o Executivo informou que tem feito ações para conscientizar a população sobre o uso racional da água, por meio de oficinas e projetos de educação ambiental nas escolas municipais. Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura estuda um projeto piloto para recuperar áreas de mananciais, com remuneração dos agricultores que atuarem na conservação ambiental.

Fonte: G1 (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário