sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Praça é revitalizada no Odécio Degan


A Praça Gino Archimedes Battiston, no Odécio Degan, recebeu na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, ação da empresa Ajinomoto, que teve apoio da Prefeitura de Limeira. Com participação de 150 funcionários voluntários e de cem alunos do projeto Dias Melhores, das escolas Emeief Profª. Maria Apparecida de Luca Moore e Emeief Aracy Nogueira Guimarães. A iniciativa, chamada “Clean Up Day” (“Dia da Limpeza”, em português), está em sua 4ª edição e é realizada pelas unidades da empresa no mundo todo.

Foram plantadas 30 mudas de árvores, e os voluntários retiraram um caminhão de lixo da praça. A Ajinomoto realizará a separação dos materiais recicláveis e dará a destinação correta ao lixo. O diretor Carlos Takata lembrou que a ação mostra à comunidade que a empresa está engajada e participando ativamente na construção de um mundo melhor. “Devemos trabalhar de maneira proativa na construção de um mundo melhor”, disse. Também foram doados 20 computadores, para a implantação de um laboratório de informática no Centro Comunitário do Odécio Degan.

O assessor executivo do Ceprosom, Almiro Francisco de Almeida, parabenizou a ação e pediu que a comunidade contribua, tomando conta do espaço. Já o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, agradeceu a parceria e falou que espera que os moradores possam usufruir desse espaço público. Ele ainda se dirigiu aos voluntários que realizaram plantio: “Daqui alguns anos, vocês vão passar aqui e ver as plantas crescidas. Plantar uma árvore é deixar uma marca no mundo.”

O secretário de Esporte e Lazer, José Luís Rodrigues, falou que essa revitalização é importante, para atrair as crianças para atividades motoras. “Hoje é comum que as crianças se interessem mais por vídeo games que por brincadeiras, e essa ação deve atraí-las para atividades ao ar livre, que são extremamente importantes.”

Comunidade

Haydee Hansen Calisto tem 57 anos, e mora próximo à praça. Ela passa pelo local com sua neta, Nicole, de três anos, e fala que o local vem passando por uma transformação, que teve início muito antes da ação desta quinta-feira. “Aqui antigamente muitas pessoas jogavam lixo, não havia respeito”. Ela se uniu a outros vizinhos para que a praça tivesse vida. “Quem jogava lixo não gostou, falava que eu me sentia dona da praça. Eu respondia que sou a dona, assim como toda a comunidade”, conta. Semanalmente, é feita uma limpeza, e as plantas são regadas. Simone Penteado, de 33 anos, é uma das parceiras de Haydee. “Eu e meu marido plantamos algumas mudas, e estamos ajudando a cuidar. Esse espaço é de todos nós.”

Mais imagens:




Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui) e facebook (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário