sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Limeira conquista Selo Verde Azul e fica em 62º em ranking estadual


Limeira subiu 69 posições no novo Ranking Ambiental Paulista 2014 e saiu do 131º lugar do ano passado, quando tinha 65 pontos, para o 62º, com 86 pontos, conquistando o Selo Município Verde Azul e ficando com sua melhor marca histórica.

O prêmio está em sua sétima edição e é um reconhecimento do governo paulista às cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. Neste ano, 118 municípios foram certificados, de um total de 610.

A divulgação do ranking e a certificação dos municípios ocorreram nesta quinta-feira, 11 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, o diretor de educação ambiental, Tiago Georgette, e a assessora técnica Patrícia Kühl.

Segundo Georgette, o diferencial neste ano foi a integração da prefeitura com os programas na área ambiental e o compromisso de todas as secretarias para alcançar resultados positivos. Como exemplo, ele citou um workshop realizado em abril com dois representantes de cada Pasta sobre ações ambientais.

Entre os projetos elaborados neste ano que auxiliaram na melhora de Limeira, o diretor destacou a regularização do aterro sanitário, a publicação, em janeiro, do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a medição do nível de fumaça preta de toda a frota e o trabalho de educação ambiental realizado durante todo o ano na rede de ensino, em especial voltado ao uso consciente da água. “Entregamos 10 ações relacionadas à água. A própria consolidação do espaço do novo zoo e os projetos de educação ambiental que começaram a ser ali desenvolvidos também contaram muito”, declarou.

A mudança de atribuição do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que deixou de ser um órgão consultivo para se tornar deliberativo, com poder de cobrar a implantação de políticas públicas na área ambiental, foi outra medida significativa. “E a criação da lei do PSA (Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais), voltado ao produtor rural que atua na recuperação das matas ciliares, faz parte das melhorias que realizamos este ano”, declarou.

A cidade participa ainda do Programa Cidades Resilientes, em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, em que prepara os municípios para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, como grandes cheias.

RANKING

Conforme o diretor, o ranking deste ano estava mais exigente. A nota média passou de 85,5 para 86,9. Cada município é avaliado em dez diretrizes e recebe uma nota ambiental que varia de zero a 100. Foram avaliadas ações nas áreas de esgoto tratado; resíduos sólidos; biodiversidade; arborização urbana; educação ambiental; cidade sustentável; gestão das águas; qualidade do ar; estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 recebem o selo, que garantem prioridade na captação de recursos com o governo do Estado, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição).

Fonte: site da Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário