sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Crianças fazem visita monitorada ao Zoológico e plantam árvore




Alunos do CEIEF Governador Mário Covas realizaram uma visita monitorada ao Zoológico Municipal na última quarta-feira, 18 de março. Na ocasião, elas plantaram uma muda de ipê-amarelo, acompanhadas por monitores da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

A iniciativa está inserida nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água, celebrados respectivamente nos dias 21 e 22 deste mês. A direção do zoo estima ter recebido 280 crianças neste mês.

A diretora de Proteção e Bem-Estar Animal da pasta, Giuliana Clarice Mercuri Quitério Buzolin, informa que a visita ao espaço é adequada a cada faixa etária. “Para as crianças menores, incentivamos o hábito da observação por meio das características de cada animal, por exemplo: o mamífero tem pelos e a ave tem penas”, explica.

De acordo com Giuliana, é essencial desenvolver o espírito de preservação ambiental nos alunos. “É difícil mudar o pensamento de adultos, mas nas crianças ainda dá tempo de fortalecer a importância do meio ambiente, para que elas se tornem adultos ecologicamente responsáveis”, afirma.

Nas áreas de Educação Ambiental e Zooteca, os alunos recebem um conhecimento mais profundo sobre o reino animal. Os monitores do zoo apresentam bandejas com alimentos e rações que compõem a dieta de cada bicho, além de amostras de ovos de aves e répteis e diversos tipos de penas. A leitura de histórias de educação ambiental também estimula o pensamento do jovem de maneira mais lúdica.

As escolas que tiverem interesse em proporcionar essa atividade aos alunos devem agendar uma visita ao Zoológico Municipal, por meio do telefone (19) 3442-7418. Os monitores do zoo são instruídos para receberem visitas com qualquer faixa etária, do ensino fundamental até o ensino supletivo.

EDUCAÇÃO

Durante os meses de abril e maio, os coordenadores da rede municipal de ensino participarão de um treinamento com os funcionários do zoológico, fruto de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Educação. O objetivo da Prefeitura de Limeira é incentivar a visita de turmas ao zoo, relacionando o passeio com o material pedagógico desenvolvido na sala de aula.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário