segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DOCUMENTÁRIO PLANTADORES DE ÁGUA





Texto descritivo da página:



Este documentário vem divulgar o trabalho do Projeto Plantadores de Água, aprovado no edital 2012 do Programa Petrobras Socioambiental/Governo Federal, realizado entre agosto de 2013/agosto de 2015. O Projeto capacitou agricultores familiares no Território do Caparaó Capixaba em plantio de Água - práticas de manejo e uso do solo e da água, capazes de ampliar a quantidade e qualidade de água nas microbacias hidrográficas -, através da implantação de oito Unidades Participativas de Experimentação em Plantio de Água ( UPEPA ), propriedades rurais utilizadas como espaço de teste e de trocas de experiência entre os agricultores do Município de Alegre-ES, inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim.

Foram envolvidos mais de cinco mil pessoas em ações de educação ambiental formal e não formal, com recuperação de 14 nascentes, isolamento de 15 hectares de Área de Preservação Permanente- APP; plantio de 10 mil mudas de espécies nativas e frutíferas e distribuição de 3 mil mudas; abertura de 230 caixas secas\cheias e 160 terraços de contenção possibilitando a captação e infiltração de aproximadamente 26 milhões de litros de água de chuva; construção de 14 fossas sépticas com reutilização de 225 mil litros de água para a produção de biofertilizantes usados na adubação orgânica de lavouras, pomares e pastagens.



Meus comentários:

O documentário é muito importante no processo de fortalecimento e empoderamento de comunidades de agricultores e agricultoras familiares que conhecendo a importância da preservação da água e os seus impactos negativos causados no meio ambiente, que mesmo assim não conseguem garantir a sua necessidade financeira, juntam-se e recriam o espaço de convívio comunitário e trabalho no campo diminuindo sobremaneira os impactos negativos causados na natureza local.

Eles reaprendem como fazer o bom uso da área preservando as áreas de preservação permanente, retirando o gado, culturas agrícolas e estradas rurais dessas áreas propiciando que a mata se regenere, criando mecanismos de controle de poluição como caixas secas (cacimbas) para infiltração da água, construção de curvas de níveis e terraços para controle da erosão pluvial e construção de fossas sépticas para tratamento do esgoto gerado nas casas.

Interessante o uso do copo d'água como símbolo da produção de água, já que todos os agricultores seguram um copo de água durante os relatos (os técnicos não usam) e ao final utilizam esta água para regar uma planta.

Este projeto tem como lema "O futuro se planta hoje!". Bela forma de mostrar para a comunidade que a demanda de uma nova racionalidade sustentável deve começar já e não esperar uma nova geração a ser formada neste processo. As novas gerações devem sim serem trabalhadas, mas não se deve esperar apenas dela a responsabilidade de mudar o que está errado.

O projeto foi financiado pela PETROBRAS Socioambiental e teve como proponente o SITRUA - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegre, ES.

Mais informações podem ser acessadas pelo site www.plantadoresdeagua.com.br 

Fonte: Youtube (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário