sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Fórum de Desenvolvimento Rural discutirá novas propostas agrícolas para o município




A Prefeitura de Limeira realizará o Fórum de Desenvolvimento Rural de Limeira nos próximos dias 25 e 26 de março, quarta-feira e quinta-feira. O evento tem como tema “Agricultura em Limeira: Planejando o Desenvolvimento Rural Sustentável 2015 – 2016” e é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O objetivo da prefeitura é investir nas diretrizes que nortearão a agricultura sustentável no município.

A expectativa da secretaria é receber 200 pessoas para o evento, no Teatro Nair Bello. Segundo o diretor de Extensão Rural de Limeira, Dirceu Brasil Vieira, um plano de iniciativas e ações será elaborado após os dois dias de palestras. “O Fórum se faz necessário devido às alterações no enfoque agrícola dos nossos agricultores, decorrentes dos problemas enfrentados no cultivo de citros e da cana-de-açúcar. As culturas que estão sendo implantadas, como horticultura e mandioca, dependem diretamente da ação do próprio agricultor para a comercialização" explica.

No primeiro dia de encontro, 25, a cerimônia de abertura tem início às 8h30, com credenciamento às 8h. Durante o dia, diversas palestras ocorrem, são elas: “Variação da Agricultura em Limeira: Aspectos da Exploração Agropecuária do Município”, com o engenheiro Carlos Tessari Habermann; “Cooperativismo: ferramenta da agricultura moderna”, com o engenheiro Celso José da Silva; “Agricultura Familiar: Desafios e Perspectivas”, com Adriana Verdi, do Instituto de Economia Agrícola; e, por último, “Ambientes de Inovação em Limeira – perspectiva agrícola”, com Antônio Eugênio Queiroz Rocha Brito, da Prefeitura de Limeira.

Além das palestras, dois debates em mesa redonda também serão realizados. Às 11h, a conversa será entre o Carlos Tessari Habermman, Celso José da Silva e Carla Maria. Mais tarde, às 16h, a mesa redonda reúne Adriana Verdi, Antônio Eugênio Queiroz Rocha Brito e Tiago Valentim Georgette.

Na quinta-feira, 26, o Fórum apresenta as palestras “Práticas de Conservação de Solo para Produção de Água (Contribuição para o Pagamento por Serviços Ambientais)”, com Isabella Clerici de Maria, do Instituto Agronômico de Campinas, e “Água e Clima na Agropecuária”, com Dr. Evaristo Miranda, da Embrapa. Daves William Setin, do Escritório de Defesa Agropecuária, se une aos dois palestrantes do dia para a formação de mais uma mesa redonda.

O último dia do evento ainda apresenta e discute as novas propostas elaboradas para o desenvolvimento agrícola, com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori. Os interessados em participarem do Fórum de Desenvolvimento Rural de Limeira devem realizar a inscrição por meio do site da Prefeitura de Limeira, na sede da secretaria ou no primeiro dia do fórum, no próprio local (Teatro Nair Bello), a partir das 8h.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário