sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Leão: Zoo de Limeira ganha novo morador




Os visitantes do novo Zoológico de Limeira poderão conhecer um leão de 12 anos que chegou na cidade em janeiro. A partir desta semana, o felino poderá ser visto pelo público durante todos os dias de visitação. Esta é ainda uma das etapas do processo de adaptação do animal, que não é acostumado ao contato com o público. Ele só tinha acesso ao antigo dono quando ia ser alimentado.

A diretora de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Giuliana Quitério, fala que será comum encontrá-lo deitado ou até escondido durante o dia, já que tem hábitos noturnos. “A orientação é que as pessoas o observem em silêncio, sem tentar chamar a atenção dele, para evitar estressá-lo”, diz.

Outra etapa da adaptação é a aproximação com a leoa que já vive no zoológico. A intenção é que eles convivam no mesmo recinto. Num primeiro momento, os animais foram separados por grades, onde poderiam se ver. Agora que já estão mais acostumados um ao outro, estão separados por apenas uma grade. A aproximação não visa reprodução e o leão é vasectomizado.

Cuidados

O leão recebe dos tratadores do zoológico três quilos de carne todos os dias. A bióloga Ana Cláudia de Abreu Sorg conta que os outros felinos são alimentados quatro vezes na semana, com uma quantidade maior de alimento, o que se aproxima mais do que ocorre na natureza. “Nós estamos aumentando a quantidade gradativamente, observando a reação dele às mudanças”, reforçou. O leão era acostumado a apenas um tipo de carne, e hoje se alimenta de carne bovina, coração e fígado bovinos e pescoço de frango.

O Zoológico de Limeira funciona de terça a sexta-feira das 9h às 16h, com entrada até as 15h, e aos sábados e domingos das 9h às 17h, com entrada até as 16h.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário