sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefeitura de Limeira fiscaliza “anelamento” de árvores




Fiscais da Prefeitura de Limeira detectaram, nesta terça-feira, 17 de março, o 'anelamento' de uma árvore no centro da cidade. A ação caracteriza-se pela retirada da casca da árvore para provocar a sua morte. De acordo com a Lei Federal Nº 9.605, o responsável pela irregularidade incorre em crime ambiental, e no âmbito municipal, estará sujeito à multa no valor de R$ 1.200, conforme o Código Municipal Ambiental.

Segundo o biólogo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, a prefeitura está intensificando a fiscalização da prática do 'anelamento' e da poda drástica das árvores. Ele ressalta que denúncias podem ser encaminhadas ao Departamento de Áreas Verdes, pelo telefone 3442-9628.

Para solicitar a poda de árvores, ele informa que o munícipe deve acionar o sistema 156. Já a remoção de árvores segue um trâmite específico, inicialmente, o pedido deve ser formalizado no Setor de Protocolo da prefeitura, localizado na rua Dr. Alberto Ferreira, 179, Centro. Esse pedido será analisado por um técnico, a partir de uma vistoria feita no local.

Mesquita esclarece que apenas 10% dos pedidos de remoção de árvores são atendidos em razão do comprometimento fitossanitário irreversível da planta. Nos demais casos, a prefeitura realiza a poda ou o conserto da calçada. “As árvores são sinal de qualidade de vida e devemos preservá-las. A cobertura vegetal retém a água das chuvas, mantém a biodiversidade e reduz a temperatura”, salienta.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário