sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Projeto Ambiental é apresentado à rede municipal de ensino




O projeto ambiental “Gota D' Água” do Consórcio PCJ e Escola VerdeAzul foram apresentados hoje, 24 de março, aos gestores e coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação, que participarão de formações com os profissionais das Pastas envolvidas. O projeto que será desenvolvido de maneira intersetorial e norteado pelas diretrizes pedagógicas de educação ambiental e também pelo currículo pedagógico da educação municipal é uma iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
 
O objetivo deste projeto é tratar nas escolas municipais as questões que envolvem o meio ambiente. As atividades desenvolvidas com os alunos deverão atender a realidade de cada unidade escolar.
 
O prefeito Paulo Hadich destacou a importância de se desenvolver projetos de forma intersetorial. Segundo ele, o governo sempre teve o cuidado de pensar e projetar o futuro urbano e populacional do município, pensando sempre nas questões que envolvem o meio ambiente.
 
“Todos devem falar o mesmo idioma para o resultado ser sempre maior e mais positivo. Nas questões ambientais é importante começarmos a mudar os pequenos hábitos no dia a dia e a partir disso transformarmos uma sociedade melhor para as crianças. Por isso, o processo educacional é essencial. Unindo educação e meio ambiente, teremos resultados bastante positivos”, reiterou.
 
A secretária de Educação Adriana Ijano Motta, também falou aos presentes sobre a relevância da ação e o desenvolvimento das ações de forma conjunta. A secretária também aproveitou para agradecer a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente nos projetos ambientais. “Esta é uma ação intersetorial. É importante realizarmos atividades conjuntamente. Espero que as nossas gerações futuras possam usufruir dos aprendizados destas ações”, salientou.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvassori, o tema principal sempre será a água, no entanto, a sociedade tende a se afastar do meio ambiente. “Somos atraídos muito mais pela tecnologia do que pelo meio ambiente. Nesse sentido é importante conscientizar as crianças através da educação”, frisou.
 
“A educação ambiental deve ser tratada como um processo permanente. É preciso saber lidar com as questões ambientais na escola”, destacou a professora Adriana Muller Del Mondo.
 
Ainda segundo Adriana, o objetivo principal é que as gerações futuras não precisem mais participar de palestras sobre o tema. “As crianças futuramente saberão o que é correto para o nosso meio ambiente”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário