domingo, 27 de setembro de 2015

A beleza do Pau Brasil florido.

Uma das coisas que mais me encantam por poder trabalhar na Secretaria de Meio Ambiente de Limeira é a possibilidade de trabalhar para que esta cidade esteja muito mais arborizada do que encontramos em 2013.

A luta é grande e o desafio também. Infelizmente, muitas pessoas ainda se incomodam com folhas secas, que definitivamente, não é LIXO, é NATUREZA.

Na Marginal do Ribeirão Tatu há vários maciços plantados por alunos da escola Jandyra e Grupos de Serviço no final dos anos 90. A paisagem ficou maravilhosa. Passei muito por lá durante o início dos anos 2000 e via aquele trabalho com admiração. Já há vários locais em Limeira que estamos fazendo isso. Se não fosse pela estiagem, com certeza, haveria muito mais.

O Pau Brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica, mas o seu florescimento é mais comum nas áreas tropicais de nosso Brasil. Limeira fica situada na transição para o clima temperado e isso acaba por não propiciar as condições ideais de florescimento do Pau Brasil. Quando isso acontece, temos que celebrar. Os japoneses têm uma bela festa para comemorar o florescimento das cerejeiras. Temos que aprender a celebrar mais nossa natureza.

Muitos passaram com pressa por lá e talvez não viram essa beleza. Temos que treinar nossos olhos. A via é de trânsito rápido. Passei por lá de carona no domingo passado e vi que estava mais amarelo que de costume. Poderia ser o florescimento! Na segunda-feira, tive que passar por lá e estava correto: haviam florescido os exemplares lá plantados, e não eram um ou outro botão, e sim, muitas flores que brotavam. Conversei com a jornalista Karina Rossi da TV Jornal e marcamos para realizar uma gravação na terça-feira de manhã.

Quando fomos lá na terça-feira, outra surpresa: as flores são efêmeras! Muitas daquelas que havia visto na segunda de manhã, já estavam no chão 24 horas depois. Denota que o presente será apenas para os olhos atentos. Portanto, quem aprecia o Pau Brasil, deve ficar atento e aproveitar cada minuto.

Fiz várias fotografias que agora compartilho com aqueles que não puderam deleitar deste presente da natureza.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário