sábado, 26 de setembro de 2015

Espécies de pau-brasil voltam a florescer em Limeira




A primavera começou oficialmente nesta quarta-feira, 23 de setembro, com uma boa notícia. Cerca de 55 árvores da espécie pau-brasil, plantadas no final da década de 1990, na marginal Eng. Antônio Eugênio Lucato, voltaram a florescer e produzir sementes após dois anos de interrupção do ciclo. Cientificamente conhecido por Caesalpinia echinata, o pau-brasil apresenta uma flor amarelo-ouro, levemente perfumada, marcada por uma coloração vermelha no centro, que faz um belo contraste com o verde das folhas.

Segundo o biólogo e diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, as árvores foram plantadas no local por alunos do Colégio Jandyra. “Essa espécie é raríssima e necessita de um inverno bastante rigoroso para que tenha flor. No entanto, devido às mudanças climáticas e ao aquecimento global, tenho percebido que ela vem florescendo apenas uma vez a cada três anos aqui na região”, comentou.

Em razão de um trabalho de enriquecimento de espécies da Prefeitura de Limeira, Mesquita estima a existência de 280 árvores desse tipo na cidade, o que segundo ele, é um grande diferencial para o município, considerando-se que o pau-brasil integra a 'Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção', do Ministério do Meio Ambiente.

Quando floresce, a árvore solta sementes que vão garantir a reprodução da espécie. Para incrementar esse processo, Mesquita informou que a pasta fará a coleta de sementes para produção de mudas no Viveiro Municipal, inaugurado ontem pelo prefeito Paulo Hadich. “Em breve teremos novos indivíduos, como os 35 plantados recentemente pela prefeitura na avenida Lafaiete, próximo aos condomínios Parque Centreville e Parque São Bento”, frisou.

História

O pau-brasil pode alcançar de 8 a 12 metros de altura e o tronco apresenta espinhos em forma de 'unha de gato' invertida. Considerada uma madeira nobre, exploração predatória da árvore, principalmente durante o período colonial, tornaram esta espécie ameaçada de extinção. “A madeira era muito usada na fabricação de móveis, instrumentos musicais e nos pisos. Podemos encontrar o pau-brasil no acervo de museus da Espanha, França e Portugal”, observou. Mesquita ainda comentou que o pau-brasil também era usado no tingimento de roupas. “Os escravos ferviam a madeira, de cor avermelhada, para tingir as roubas dos nobres”, afirmou.

Arborização

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, vem implementando várias ações para promover o plantio de 300 mil mudas de árvores nativas em Limeira até o final de 2016. Uma das iniciativas de incentivo à arborização envolve uma parceria com a Secretaria de Educação e prevê o plantio de, pelo menos, uma árvore da espécie pau-brasil em todas as escolas da rede municipal. Essa ação faz parte do projeto de Educação Ambiental do Município, e tem o objetivo de conscientizar e preservar a espécie nativa que corre risco de extinção, por meio de ações conscientes dos alunos. 

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário