terça-feira, 29 de setembro de 2015

Há 10 meses no Horto, zoológico atrai mais visitantes e foca na educação ambiental




Bióloga diz que comportamento do público mudou em relação ao recinto antigo
  
Desde que teve suas novas instalações inauguradas, em 19 de novembro de 2014, o Zoológico Municipal de Limeira já atraiu 153 mil visitantes, segundo levantamento da sua direção. Portanto, nos menos de 10 meses em que ocupa uma área de 44 mil metros quadrados no Horto Florestal – o dobro do espaço antigo, no Jardim Mercedes –, o zoo tem recebido uma média próxima de 4 mil pessoas por semana. Na área anterior, esse número girava em torno de 2,5 mil a 3 mil.
Como fica aberto ao público de quinta a domingo, a cada dia de funcionamento mil limeirenses e moradores de cidades próximas frequentam o novo zoo para observar seus 232 animais, divididos em cerca de 50 espécies. Várias delas estão ameaçadas de extinção, como mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-pintada, onça-parda, anta, mutum-do-sudeste, mico-de-cara-dourada, jacuguaçu e papagaio-chaua.
Mais que matar a curiosidade de crianças e adultos, porém, o grande objetivo do zoológico de Limeira é conscientizar a população sobre a importância da preservação das espécies, afirma a bióloga Ana Cláudia de Abreu Sorg, que comanda o setor de Serviços. Ela conta que o Programa de Educação Ambiental já atendeu, desde a mudança para o Horto, aproximadamente 3 mil pessoas, na sua maioria alunos das redes pública e particular da cidade, mas também integrantes de grupos de terceira idade.
Só num curso de férias realizado em julho, 900 crianças, acompanhadas de seus pais, estiveram presentes. Nas visitas monitoradas, os participantes assistem a palestras, percorrem trilhas, veem exposições e ficam conhecendo um pouco do dia a dia do zoológico. Uma rotina que envolve o trabalho de 22 pessoas, responsáveis por proporcionar conforto e tranquilidade aos moradores e visitantes.
Os participantes do Programa de Educação Ambiental ficam sabendo, por exemplo, que a cada semana são consumidos no zoo 100 quilos de carne e miúdos, além de 80 quilos de pescoço de frango, centenas de quilos de frutas como banana, mamão, maçã, goiaba e laranja, legumes e verduras e 30 tipos de grãos e rações. Cada refeição é cuidadosamente balanceada, levando em conta as necessidades das diferentes espécies.
Novo público
Funcionária do zoológico de Limeira há 20 anos, a bióloga Ana Cláudia acompanhou todo o processo de transferência da área antiga, fechada à visitação em 2009, para o Horto Florestal. Ela conta que no espaço anterior, próximo do Centro da cidade, os frequentadores tinham outro perfil. “Muita gente passava por lá apenas para descansar ou caminhar”, diz. “Hoje, os visitantes vêm realmente para ver os bichos, são muitas famílias, que respeitam o ambiente. É um comportamento completamente diferente”.
O Zoológico Municipal, que hoje tem o manejo dos animais autorizado por licença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, vem se dedicando ao que os especialistas chamam de pareamento, ou seja, a busca de pares para os bichos “solteiros”. Nesse sentido, um leão, uma anta e uma lhama, além de várias espécies de aves, ganharam parceiros. Se tudo correr bem, com esses “casamentos”, o número de habitantes do zoo de Limeira vai ser ampliado.
Serviço

Endereço: Via Jurandyr Paixão, junto ao Horto Florestal
Horário de funcionamento: quintas e sextas das 9h às 15h e sábados e domingos das 9h às 16h
Agendamento de visitas monitoradas: (19) 3442-7418
Capacidade: 900 pessoas por vez
Estacionamento: 200 vagas
Entrada: gratuita
Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Outras imagens encaminhadas pela Prefeitura




Nenhum comentário:

Postar um comentário