quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Hadich inaugura Viveiro de Plantas Ornamentais em Limeira




O prefeito Paulo Hadich inaugurou nesta terça-feira, 22 de setembro, o Viveiro Municipal Ornamental de Limeira. Localizado em uma área de 15 mil metros quadrados, na marginal Eng. Antônio Eugênio Lucato, esse novo espaço será dedicado à produção de mudas de espécies exóticas e nativas, para enriquecer o paisagismo de praças, avenidas e canteiros. Inicialmente, a capacidade de produção será de 1.500 a 2.000 mudas por mês.

Segundo Hadich, a inauguração do viveiro é parte de uma ambiciosa meta da prefeitura, que prevê o plantio de 300 mil árvores na cidade, até 2016. “Precisamos investir no Meio Ambiente para que tenhamos um equilíbrio no futuro. Essa iniciativa, somada a outros projetos desenvolvidos nessa gestão, irá oferecer mais opções de recuperação da nossa flora”, frisou.

Um dos projetos citados por Hadich é o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que pretende remunerar o produtor rural, para que ele garanta a recomposição e preservação de matas naturais e degradadas. A implantação do PSA em Limeira começará pela bacia hidrográfica do ribeirão Pinhal, que responde por 70% do abastecimento de água na cidade.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, afirmou que a inauguração do Viveiro Ornamental é a concretização de um sonho e que a atual gestão tem incentivado ações de preservação ambiental. “Temos a satisfação de entregar este viveiro ao município”, disse.

Durante a cerimônia, o funcionário da pasta, Daniel de Souza Lago, que trabalha há mais de 30 anos na prefeitura, entregou ao prefeito uma cesta de verduras produzidas no local sem agrotóxico. Após o descerramento da placa de inauguração, o padre Osmar Mendes Ataíde, da Paróquia São Cristóvão, abençoou o viveiro. Para marcar o encerramento do evento, Hadich realizou o plantio de um ipê branco.

Na avaliação do produtor rural da região do Pinhal, Waldomiro Jorge Ivers, de 81 anos, a abertura do viveiro, às margens do Ribeirão Tatu, é uma grande iniciativa. Preocupado com as causas ambientais, ele afirma que já plantou mais de 150 mil árvores desde 1988, nas propriedades da família nos estados de São Paulo e Goiás. “Temos de fazer esforços para recuperar a natureza. Todos os agricultores têm a obrigação de recompor as matas ciliares”, afirmou.

Participaram do evento a vereadora Lu Bogo, representando o Legislativo, a integrante do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Evanilde Maduro, além de um grupo de 30 alunos atendidos pelo Gava (Grupo de Amigos para Valorização da Infância e Adolescência).

Serviço
Para solicitar o plantio de mudas, o munícipe deve ligar para o 156. Além disso, todos munícipes podem retirar gratuitamente cinco mudas de árvores nativas por mês, no Viveiro do Horto Florestal, localizado na via Jurandir Paixão de Campos Freire, km 3,5. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário