quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Muralha Digital completa um ano e Limeira registra queda de 38,7% em roubos e furtos de veículos


Cidade foi a que apresentou maior queda na região, ficando à frente de Piracicaba e Rio Claro, por exemplo

Implantada há um ano pela Secretaria de Segurança Pública de Limeira, o Programa Muralha Digital tem mostrado resultados positivos. Dados revelam que, de setembro de 2013 a agosto de 2014, foram registrados 7.018 casos de roubos e furtos de veículos, entre outros crimes, contra 5.777 casos entre setembro de 2014 e agosto e 2015, período em que a cidade já contava com o serviço. Uma queda de 17,68% no índice de criminalidade. Limeira foi a cidade da região que apresentou os melhores resultados. A segunda colocada foi Rio Claro, com 10,69%.

Se comparados os meses de janeiro a agosto de 2014 com o mesmo período de 2015, a queda de roubos e furtos de veículos é ainda mais expressiva: caiu de 1.060 para 679 casos, o que representa uma diminuição de 38,7% de registros nesses crimes, de acordo com dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo. No ranking da criminalidade, Limeira apresentou maior queda no número de crimes em geral e ficou à frente das cidades de Piracicaba, Rio Claro, Campinas e Americana.

"Houve grande redução da criminalidade, especialmente quanto a furtos e roubos de veículos em Limeira. Já fomos a pior cidade da região nestes quesitos e hoje somos a cidade que mais reduziu tais crimes. Acreditamos que os demais crimes também sofreram impacto pelo projeto da Muralha Digital, já que com esse programa também foi possível colaborar com esclarecimentos de outros delitos, como estelionato, tráfico de drogas e latrocínio", explica o secretário de Segurança de Limeira, Maurício Miranda de Queiroz.

Com investimento na ordem de R$ 7,5 milhões com recursos próprios, para locação de equipamentos e serviços como manutenção e troca de peças, a Muralha Digital está instalada na sede do COPI (Centro de Operações Integradas) da nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, no Jd. Presidente Dutra.

No local, trabalham três guardas responsáveis pelo sistema da Muralha Digital. O projeto prevê 41 câmeras, contudo, 35 estão instaladas (as seis que faltam devem ser instaladas em breve, em novos pontos estratégicos da cidade). "Aguardamos somente a autorização da Artesp – Agência Regulamentadora de Transportes do Estado de São Paulo – para o uso da faixa de domínio", explica o secretário.

Para Queiroz, a implantação desse sistema tem contribuído não somente para a redução da criminalidade em Limeira como também para a qualificação profissional da Guarda Civil Municipal. Além disso, a Muralha Digital tem permitido uma atuação conjunta da Guarda com as polícias Civil e Militar no combate aos crimes em geral.

CRIM

Com o advento da Muralha Digital, Limeira passou a integrar a CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), do qual fazem parte mais 10 cidades – Indaiatuba, Campinas, Vinhedo, Jundiaí, Hortolândia, Itatiba, Nova Odessa, Monte Mor, Louveira e Jaguariúna.

"Membros da CRIM se reúnem uma vez por mês para discutir aprimoramentos do sistema e projetos de segurança entre as cidades. Os alarmes do sistema de Muralha Digital de todas as cidades são interligados, ou seja, qualquer veículo furtado ou roubado ou envolvido com crimes de qualquer das cidades gera alarme nas demais e a agilidade para capturar os criminosos é significativamente mais rápida", explica o secretário.

Fonte: Prefeitura de Limeira (e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário