quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Prefeitura realiza mostra de trabalhos ambientais desenvolvidos por alunos




Alunos das escolas da rede municipal e das escolas que integram o programa Bolsa Creche da Prefeitura de Limeira realizaram uma mostra do “Projeto Gota D'Água” na tarde desta quarta-feira, 30 de setembro, no Teatro Nair Bello. O evento teve a finalidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos com os alunos por meio das formações de Educação Ambiental. A ação faz parte de um trabalho intersetorial realizado pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A Mostra pode ser conferida no hall de entrada da Secretaria de Educação, no Parque Cidade.

O Projeto Gota D'Água, do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ, enfoca conceitos da relação homem-meio ambiente. O objetivo é desenvolver nas escolas ações que promovam a conscientização com os assuntos relacionados ao meio ambiente. A ação colaborará também com a pontuação de Limeira no Programa Município Selo Verde/Azul.

O prefeito Paulo Hadich prestigiou o evento e falou sobre a importância de investir no comportamento e conscientização das crianças em relação à educação ambiental. “Quando se trabalha com educação ambiental é o mesmo que trabalhar com educação nas escolas. É um trabalho que deve ser desenvolvido de forma conjunta e que esperamos resultados a longo prazo. Nós temos que investir cada vez mais no comportamento das nossas crianças. Acredito que a escola seja um grande polo de referência para se implantar essas políticas públicas”, ressaltou.

Hadich comentou também sobre os resultados positivos que Limeira conquistou, por meio do Programa Município Verde/Azul. “A cidade vem melhorando os resultados a cada ano. Ações e práticas efetivas ajudaram chegar a esse resultado. Tudo isso faz parte de um conjunto de ações que garantirão a essas crianças uma sociedade e um meio ambiente muito melhor”, destacou o prefeito.

O diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Georgette, iniciou a fala chamando a atenção de todos os presentes quanto ao projeto desenvolvido nas escolas. Segundo ele, essas ações devem ser trabalhadas nas unidades escolares continuadamente em todas as disciplinas. “Hoje a nossa intenção não é concluir um trabalho. Sabemos que esse tipo de ação deve ser trabalhada de forma contínua. O objetivo é que cada vez mais as crianças entendam as demandas que envolvem a educação ambiental. A educação ambiental é complexa e está ligada a muitas ações. O trabalho realizado nas escolas está fenomenal”, frisou.

A secretária de Educação, Adriana Ijano Motta, também destacou o trabalho desenvolvido nas escolas, além disso, agradeceu a todos os profissionais envolvidos e comprometidos com a educação ambiental no município. “É importante ressaltar que essa mostra é apenas uma parte do trabalho que as nossas escolas estão desenvolvendo. Todas as escolas estão aptas para mostrarem o caminho percorrido para terem chegado a um trabalho tão bonito. Agradeço imensamente pelo trabalho cuidadoso que todos estão desempenhando em relação à educação ambiental”, concluiu Adriana.

O evento contou com a participação de várias escolas envolvidas no projeto. Durante o evento, os alunos realizaram apresentações com roupas e acessórios confeccionados com materiais recicláveis, além de repertórios musicais ligados ao tema. As crianças também puderam assistir uma peça teatral que tratou sobre o tema ambiental. Ela foi realizada pela equipe de contação de histórias da Secretaria de Educação.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Mais imagens encaminhada pela Prefeitura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário