sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Quadrinho didático desconstrói falácia da 'meritocracia'

meritocracia-quadrinho

Meritocracia? De forma quase didática, um ilustrador australiano resumiu bem como a ideia de que as pessoas têm as mesmas oportunidades não é verdadeira.

Revista Fórum

É muito comum no Brasil, principalmente depois da ascensão de parte da população com os programas de transferência de renda do governo, algumas pessoas recorrerem ao conceito de “meritocracia”.

Essa ideia é, normalmente, utilizada para criticar as medidas sociais usando a justificativa de que todos têm as mesmas oportunidades e que o mérito verdadeiro – o sucesso profissional, por exemplo – depende unica e exclusivamente do esforço individual.

De modo simples e quase didático, o ilustrador australiano Toby Morris consegue desconstruir esse conceito. Por meio de duas histórias distintas, em um quadrinho intitulado “On a Plate” [em português, De Bandeja], Morris resume bem a condição a que muitos estão submetidos e expõe os privilégios que os defensores da meritocracia carregam consigo e não enxergam.

Fonte: Pragmatismo Político (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Vale a pena a reflexão.

Não estou querendo dizer com isso que ninguém deva se esforçar, pelo contrário, a busca pelo saber, por aprender e por se dedicar deve prevalecer sempre.

Mas jamais podemos esquecer que nem todos começam do mesmo lugar e não tem que superar os mesmos desafios, portanto, a meritocracia não é um valor por si só.

O Estado tem sim que propiciar mecanismos de nivelamento social, afinal a nossa dívida é histórica. 

Alguns podem citar exemplos de pessoas que estavam na situação pior e conseguiu ascender sem apoio. Mas são pontos fora da curva que tem que ser aplaudidos, premiados e congratulados, mas nunca podem ser considerados como a regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário