segunda-feira, 18 de abril de 2016

FÓRUM DISCUTE POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DO PRIMEIRO GEOPARQUE PAULISTA


geoparque evento luciana

Uma área com significativos patrimônios geológicos e alto índice de preservação ambiental, na qual a aproximação das pessoas com a natureza promova a disseminação do conhecimento sobre geologia e, consequentemente, sobre o passado do planeta. O conceito de geoparque, pouco difundido no Brasil, foi discutido na Faculdade na última quinta-feira durante o fórum “Geoparque: identidade geográfica, cultural e preservação ambiental”, que também ocorreu no campus de Barão Geraldo no dia 04 de abril (veja texto com a notícia completa aqui). Na FCA o fórum contou com a participação da Profª. Mariselma Zaine, da UNESP/Rio Claro, que apresentou ao público o mapa com os geossítios da Bacia do Corumbataí, onde se pretende criar o 1º Geoparque paulista.

Já existem 120 geoparques espalhados pelo mundo, em 33 países, mas no Brasil há somente o Geoparque Araripe, o primeiro das Américas e do hemisfério sul, reconhecido em 2006 pela Rede Global de Geoparques (GGN, na sigla em inglês), ligada à Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura).

Luciana Cordeiro, advogada, docente da Faculdade e especialista em direito ambiental foi uma das organizadoras do evento, que é oferecido pelo gabinete do reitor com o objetivo de promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas e também contou com o apoio do Instituto de Geociências.

Artur Sá, docente da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD Portugal), considerado um dos maiores especialistas do assunto, também esteve presente, juntamente com o Prof. Celso Dal Ré Carneiro (IG/UNICAMP) e Thais Guimarães (doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco). O professor português apresentou a experiência do geoparque Arouca que, entre 2008 e 2013, proporcionou uma receita de 34 milhões de euros para a região, com hotelaria, restaurantes, museus e demais atividades relacionadas ao turismo.

Fonte: Site da FCA Unicamp (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário