terça-feira, 3 de maio de 2016

Encontro em Piracicaba debaterá a relação entre água e saúde pública


Na próxima quinta-feira, dia 28, o município de Piracicaba (SP) será o primeiro a receber o ciclo de debates “Água e Cidadania: Vamos conversar sobre nosso município?”. Nesse encontro o tema principal será “Água e Saúde”, no qual serão discutidos os impactos da gestão de recursos hídricos e saneamento à saúde pública.

O evento acontecerá a partir das 8h30 no Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP, no anfiteatro da Fisiologia Vegetal e será realizado pelo Consórcio PCJ ao lado da Petrobrás Replan, com o apoio da Iandé Educação e Sustentabilidade e dos Comitês PCJ.

As palestras do encontro dessa quinta-feira abordarão no período da manhã: políticas municipais relacionadas à água, com o palestrante Eduardo Léo, da Agência PCJ; A experiência do Município de Piracicaba na construção da Política Municipal de Recursos Hídricos, que será apresentada por José Carlos Esquierro; a participação social e cidadania, que será ministrada pelo Prof. Dr. da ESALQ, Marcos Sorrentino; o caso da dengue e a água será o tema da palestra de Marcio Ermida, da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba. O período vespertino será reservado para a troca de experiências sobre Água e Cidadania e Oficinas.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, o evento busca sensibilizar a todos sobre a importância da participação social para maior efetividade das políticas públicas voltadas à gestão da água e do meio ambiente já existentes. “É importante termos legislações que abordem a temática ambiental, porém, também é preciso garantir a aplicação dessas leis, sendo que a sociedade ocupa um papel central nesse processo”.

Os eventos são gratuitos e as vagas são limitadas. Para garantir sua inscrição, acesse o link:  HTTP://goo.gl/forms/qj7yF937m

Sobre os encontros “Água e Cidadania”

O Consórcio PCJ e a Petrobrás Replan realizarão ciclo de quatro encontros em diferentes localidades das Bacias PCJ. O próximo será em maio, dia 05, em Campinas (SP), com o tema “Água e Planejamento Urbano”. A terceira cidade anfitriã será Bragança Paulista (SP), que irá promover, no dia 12 de maio, as discussões sobre “Água e o Uso do Solo”. Por fim, de volta à Piracicaba, será realizado o Workshop Final sobre Políticas Municipais e Recursos Hídricos, no dia 06 de junho.

O objetivo dos encontros “Água e Cidadania: Vamos conversar sobre nosso município?” é dialogar sobre a construção e a execução de políticas municipais relacionadas aos recursos hídricos, através de palestras, diálogos e trocas de experiências em grupos de trabalhos e oficinas.

Mais novidades referentes aos Encontros “Água e Cidadania – Vamos Conversar Sobre nosso Município?” curta a página: https://www.facebook.com/aguaecidadania.

Fonte: Site do Consórcio PCJ (Aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário