terça-feira, 3 de maio de 2016

Maior participação social em fóruns relacionados à Água foi o foco principal do evento “Água e Cidadania”


Na última quinta-feira (29), Piracicaba sediou o primeiro encontro do ciclo de debates “Água e Cidadania: Vamos conversar sobre nosso município?”, realizado pelo Consórcio PCJ e a Petrobrás REPLAN, com o apoio da Iandé Educação e Sustentabilidade e os Comitês PCJ. Dessa vez, o tema principal foi “Água e Saúde”, em que foi discutida a necessidade de maior participação da sociedade em fóruns com a temática sobre a água e impactos da gestão de recursos hídricos e saneamento à saúde pública.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, realizou abertura do evento e afirmou que é preciso, cada vez mais, inteirar a sociedade das ações voltadas à água, por isso, “é necessário termos representantes cheios de boas intenções que pensem no meio ambiente e na sociedade como um todo”.

Já as palestras ficaram por conta de quatro especialistas convidados, sendo o primeiro deles o Eng. Eduardo Léo, da Agência PCJ, que abordou as políticas municipais relacionadas à água e seus desafios, além de apresentar o papel dos municípios na gestão dos recursos hídricos, que, segundo ele, é composto por três pilares: saneamento, educação ambiental e adaptação, e respostas a eventos extremos. José Carlos Esquierro, representante do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), falou sobre as experiências da cidade de Piracicaba na construção da sua Política Municipal.

O terceiro palestrante do dia foi o Prof. Marcos Sorrentino, da ESALQ/USP, que debateu com os participantes alguns aspectos importantes para fomentar a participação social e cidadania: “É imprescindível recursos financeiros para fazermos a comunidade refletir que é preciso realizar educação ambiental de qualidade”, destacou o professor.
O encerramento do ciclo de discussões foi sobre a relação entre dengue e a água, tema discutido pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, Marcio Ermida. De acordo com ele, “a maneira como manejamos o meio ambiente reflete na proliferação do mosquito, dessa forma, como 95% do nosso trabalho é orientação, se a população seguir o que recomendamos, é possível sim, prevenir a dengue de forma mais eficaz”.

No período vespertino foram realizadas oficinas dinâmicas com os representantes da Iandé Educação e Sustentabilidade, sendo que os participantes tiveram três opções de temas: Cartografia Social, Bacias Hidrográficas e Captação de Água de Chuva.

“Os temas abordados são diversificados, pois buscamos sensibilizar a todos sobre a importância da participação social nas políticas públicas. É importante termos legislações que abordem a temática ambiental, porém, também é preciso garantir a aplicação dessas leis, sendo que a sociedade ocupa um papel central nesse processo”, afirma a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

Sobre os encontros “Água e Cidadania”

O Consórcio PCJ e a Petrobrás Replan realizarão ciclo de quatro encontros em diferentes localidades das Bacias PCJ, intitulados “Água e Cidadania: Vamos conversar sobre nosso município?”. O próximo será na quinta-feira, dia cinco de maio, em Campinas (SP), com o tema “Água e Planejamento Urbano”. O terceiro encontro será em Bragança Paulista (SP), que irá promover, no dia 12 de maio, as discussões sobre “Água e o Uso do Solo”. Por fim, de volta à Piracicaba, será realizado o Workshop Final sobre Políticas Municipais e Recursos Hídricos, no dia dois de junho.

O objetivo dos encontros é dialogar sobre a construção e a execução de políticas municipais relacionadas aos recursos hídricos, através de palestras, diálogos e trocas de experiências em grupos de trabalhos e oficinas. Os eventos são gratuitos e as vagas são limitadas. Para garantir sua inscrição, acesse o link: http://goo.gl/forms/qj7yF937m

Mais novidades referentes aos Encontros “Água e Cidadania – Vamos Conversar Sobre nosso Município?” curta a página: https://www.facebook.com/aguaecidadania.

Fonte: Site do Consórcio PCJ (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário