sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Prefeitura restaura 400 hectares de Áreas de Preservação Permanente

* Recebido por e-mail em 24/06/16.



A Prefeitura de Limeira vai recuperar 400 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) na sub-bacia do Ribeirão Tabajara, um dos principais afluentes do Ribeirão do Pinhal, manancial alternativo para abastecimento de água em Limeira. A sub-bacia fica em área rural da cidade, abrangendo os bairros Laranja Azeda, Água Espraiada e São Jerônimo.

A equipe do Departamento de Extensão Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente participou de reunião com representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, na quarta-feira, 22 de junho. Na ocasião, foi iniciado o planejamento de ações para elaboração do Diagnóstico Agroambiental da sub-bacia. A parceria entre a Prefeitura de Limeira e o Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Estado de São Paulo ocorreu por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem).

O trabalho será desenvolvido em um período de seis meses e conta com atividades de mapeamento, visitas in loco, avaliação do estado de conservação das matas ciliares da sub-bacia e seus respectivos potenciais de regeneração. A equipe de trabalho do IPT será composta por engenheiros florestais, engenheiros ambientais, engenheiros civis, biólogos, geólogos e biblioteconomistas. Todas as atividades serão acompanhadas pelo Departamento de Extensão Rural.

Os resultados do diagnóstico servirão de base para o projeto de restauração, que será financiado pelo convênio firmado junto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, no valor de R$ 3 milhões. Todas as ações serão realizadas exclusivamente para o pequeno produtor rural de forma a auxiliá-lo na regularização ambiental de sua propriedade. Além disso, toda a população será beneficiada por meio da melhora na disponibilidade e qualidade de água para consumo. O Ribeirão do Pinhal tem cerca de 100 km² e 80% do seu território fica em Limeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário