quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Limeira no Rumo Certo com Paulo Hadich: Sustentabilidade


Limeira, cidade planejada para o futuro sem comprometer sua Sustentabilidade: Compromisso do Governo Paulo Hadich 40!


Em todo processo eleitoral, muito se debate sobre a cidade que vivemos e que queremos, mas nunca podemos nos esquecer do que devemos realizar para manter as condições ambientais que nos suportam, afinal, como podemos pensar em desenvolvimento econômico e social se nos esquecermos de nosso meio ambiente e comprometermos o futuro de nossa cidade.

Estando no interior paulista, Limeira convive com benefícios ambientais historicamente conquistados, mas também convive com problemas resultantes de nosso histórico de colonização e ocupação do solo. Se por um lado, os lixões já estão no passado, por outro lado, temos que conviver com desafios como desflorestamento e falta de água, devido ao nosso alto nível de urbanização.

Assim, Limeira deve assumir um grande número de desafios de sustentabilidade de moda a garantir um melhor índice de qualidade de vida para sua população e também como forma de projetar nossa cidade como local agradável para se viver o que atrai novas indústrias e investimentos. Antes, uma empresa ao prospectar um novo local para se instalar, buscava questões como logística, área disponível e proximidade com centros universitários, mas hoje, isso somente não é mais suficiente porque ela também deve estar atenta às condições locais e quais riscos ela pode submeter a seus colaboradores e suas famílias. Assim, a gestão do prefeito Paulo Hadich 40 buscou melhorar as condições ambientais de nossa cidade e enfrentar os desafios impostos como a severa crise hídrica que nossa região sofreu nos anos 2014-2015.

Foram várias frentes ambientais que enfrentamos como a construção de uma Política Municipal de Educação Ambiental, construída de modo participativo e plural com a sociedade civil organizada, bem como sua plena implementação na Rede Municipal de Ensino e com segmentos da sociedade. Iniciamos as discussões e institucionalizamos as discussões referentes à defesa e proteção dos direitos dos animais criando o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (COMDDA) em 2014 e a criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal reforçando suas ações ao desvincular do Centro de Controle de Zoonoses que tem outro foco de atuação. Criamos o programa “Fumaça Preta” que consiste na avaliação da fumaça emitida pelos veículos a diesel da Prefeitura e suas terceirizadas e apoiamos a implantação de uma estação de controle on line da qualidade do ar com a CETESB de modo a coibir a poluição do ar. Implementamos o processo de fiscalização ambiental com trabalho integrado com o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal, cujas multas são encaminhadas para o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUMDEMA), implementadas neste governo e que cujos recursos são utilizados apenas para questões ambientais e são geridos pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), que em nosso governo foi transformado em conselho deliberativo. Na questão dos resíduos sólidos, construímos e aprovamos os Planos Municipais de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos e Plano de Gestão dos Resíduos da Construção Civil, implementamos um programa de coleta seletiva e reciclagem dos resíduos inservíveis da cidade e melhoramos a gestão dos ecopontos e obtivemos o melhor índice na avaliação anual do Aterro Sanitário Municipal, obtendo 9,1 pontos de 10 possíveis na avaliação da CETESB.

Fruto deste trabalho, o governo do Prefeito Paulo Hadich obteve a melhor posição que Limeira já teve no Ranking Paulista de Gestão Ambiental alcançando em 2015 a 32ª posição dentre 645 municípios do estado de São Paulo no Programa Município VerdeAzul. Além deste programa, o prefeito Paulo Hadich foi o único candidato a prefeito a assinar o compromisso em 2012 para, caso eleito, que participasse do Programa Cidades Sustentáveis, inciativa da sociedade civil organizada do Brasil. Com isso, inciamos a implantação da gestão ambiental nos moldes do programa.

Essas melhorias que Limeira alcançou, demonstram o compromisso que nossa equipe, de acordo com as diretrizes dadas pelo Prefeito Paulo Hadich alcançou, mas assumimos o compromisso de melhorar ainda mais, assim sendo necessário alcançar os seguintes objetivos:


  • Implantação do IPTU Sustentável: que consistirá na implantação de um mecanismo de desconto nos impostos conforme o proprietário implante ações de sustentabilidade no imóvel, como telhado branco, coleta de água de chuva, entre outros;
  • Expansão das ações de eficiência energética na iluminação pública;
  • Proteção da biodiversidade por meio da recomposição de matas ciliares dos córregos e ribeirões de Limeira;
  • Melhoria contínua das ações de Educação socioambiental em nosso município engajando cada vez mais cidadãos para a corresponsabilidade na gestão e cuidado com o meio em que vivemos;
  • Aumento do número de itens no processo de compras sustentáveis realizadas pela Prefeitura;
  • Ampliação das ações de coleta seletiva no município.


Limeira é referência na gestão ambiental por parte de muitas instituições do estado e dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ). Mas o que alcançamos até o momento não é suficiente pois temos muito mais que avançar e continuar a ver #LimeiraNoRumoCerto, com Paulo Hadich prefeito e Bruno Bortolan vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário