quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Consórcio PCJ e SAAE Indaiatuba estruturam projeto de Educação Ambiental em parque no entorno da nova represa municipal no Rio Capivari-Mirim



Na última terça-feira, dia primeiro de novembro, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e a gerente técnica da entidade, Andréa Borges, se reuniram com a equipe do SAAE de Indaiatuba, ao lado do prefeito eleito, Nilson Gaspar, para discutir a parceria para a realização de programa de Educação Ambiental no Parque Ecológico que está sendo feito no entorno da novíssima barragem no Rio Capivari-Mirim.

O Parque Ecológico já recebeu o plantio de 110 mil mudas nativas às margens do reservatório e está em fase de construção estacionamento para mil carros, deques para pesca, pista de caminhada, quiosques, campos, academias para a terceira idade, fonte interativa, playground e um observatório.

Para Gaspar, a parceria com o Consórcio PCJ é muito importante, “Poder contar com o conhecimento e entusiasmo dessa equipe é fundamental para o município, pois são percursores no desenvolvimento de importantes projetos de Educação Ambiental na nossa região.

Lahóz e Andréa realizaram uma visita técnica às obras ao lado da diretora de planejamento do SAAE, Vanessa Kuhl, e demais técnicos. O Consórcio PCJ irá auxiliar na estruturação do projeto de Educação Ambiental que será desenvolvido nas dependências do Parque Ecológico. O objetivo da iniciativa é proteger a represa e o reflorestamento realizado, evitando invasões na área próxima à barragem e permitir que a própria população participe da fiscalização e proteção do parque.

A previsão do SAAE é inaugurar a primeira fase em breve. Para o secretário executivo do Consórcio PCJ o local além de ser uma fonte preciosa para o abastecimento público tem potencial de sensibilizar gerações de munícipes sobre a preservação e o valor da água. “Desenvolver um projeto de educação ambiental na barragem é garantir que os cidadãos reconheçam a importância da água para o futuro da sua cidade”, comenta Lahóz.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ, a parceria de sucesso desenvolvida com o Museu da Água tende a ser extremamente rica também com o Parque Ecológico. “Para as Bacias PCJ ter além do moderno Museu da Água, agora um Parque Ecológico Regional para desenvolver práticas de sensibilização sobre matas ciliares, água e meio ambiente, tende a enriquecer ainda mais a Educação Ambiental promovida nas Bacias PCJ”, atenta Andréa. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ (e-mail)





Nenhum comentário:

Postar um comentário