terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Quantidade de vôos e seus impactos ambientais.

Com o acidente com o time da Chapecoense, muitos voltam a questionar se esse tipo de transporte é de fato seguro. Sem a mínima sombra de dúvidas, o transporte aéreo é muito seguro.

Mas aquele acidente houve vários erros que acabaram por ceifar a vida de 71 pessoas! Sim, mas notem que inúmeras instituições mundiais estão estudando e investigando a fundo esse acidente e a maior parte das informações que estão sendo discutidas na mídia, não vem deles, porque o foco deles neste momento é conhecer todas as causas que culminaram neste acidente e o que pode ser feito para que nenhum acidente ocorra mais por uma sequência de erros como essa.

A investigação criminal é o próximo passo, o primordial é a segurança de vôo. Há um ditado que uma vez ouvi num documentário que relatava que para u avião cair, tem que haver uma sucessão de pelo menos 7 erros, devido a segurança que existe no sistema. Alguém mais leigo pode pensar: Mas neste caso, houve apenas um erro: voar com menos combustível do que era necessário! Não, há muitos mais erros subsequentes que levaram à queda: por que foi autorizado?, por que ninguém verificou que o avião não pousou no outro aeroporto intermediário? Quem que credenciou essa empresa como confiável para transportar equipes de futebol? e por aí vai...

Para se ter uma ideia da segurança que esse tipo de transporte possui, o vídeo abaixo mostra a quantidade de aeronaves que estão voando por segundo no mundo, e são milhares. Segundo o vídeo, mais de 3 bilhões de pessoas voam por ano, sendo que esse número pode chegar a 6,7 bilhões.


Se você quiser ter uma noção de quantos aviões estão voando neste exato momento, basta entrar no site do Flight Radar clicando aqui.

Outra informação importante que não vemos muito ainda é sobre a poluição que uma aeronave produz. Uma aeronave consome muito combustível, e o combustível que ela utiliza é mais poluente, pois por exemplo, a gasolina de aviação ainda é aditivada com chumbo, o que gera sérios impactos ambientais.

Observação: o vídeo está em francês mas não é tão complicado entender as informações e também pode ser inseridas as legendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário