segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Unesp construirá Parque Geológico com museu em área de Rio Claro, SP


Parque reunirá fósseis e objetos pré-históricos (Foto: Reprodução/EPTV)


Espaço deve ficar pronto até 2020 e reunirá fósseis e objetos pré-históricos.
Objetivo é que os visitantes compreendam a evolução do planeta e da vida.

Com o objetivo de fazer os frequentadores entenderem mais sobre a evolução do planeta, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai construir um museu em Rio Claro (SP) com fósseis de animais pré-históricos e rochas usadas há milhares de anos para a confecção de ferramentas. A expectativa é de que o Parque Geológico fique pronto até 2020.

Uma empresa que extrai minérios para serem usados na agricultura e na indústria cerâmica vai ceder uma área de 120 mil metros quadrados para a prefeitura explorar.
No espaço, a Unesp vai desenvolver um trabalho com objetos que contam histórias de 280 milhões de anos.

“Já existe uma procura de estudantes, desde crianças a universitários, que vêm aqui para poder conhecer o local”, disse o engenheiro agrônomo João Partezani Bellato.

O centro de estudos vai contar com museu, sala de exposição e anfiteatro. O objetivo é que os visitantes compreendam a evolução do planeta e da vida e, para isso, serão expostos itens como fósseis de um réptil primitivo parecido com um lagarto marinho e uma rocha usada em pontas de flecha, entre outras ferramentas.

Além de proporcionar conhecimento, o parque vai oferecer emprego e geração de renda, já que deve atrair turistas de várias regiões.

“Esse mesmo tipo de rocha a gente encontra em locais que hoje estão separados, como África, Índia e Austrália, que têm o mesmo tipo de rocha. Então cientistas desses lugares todos obviamente terão interesse em vir conosco aqui para aprimorar ainda mais os estudos”, afirmou Perinotto.

Fonte: G1 (aqui) No link, pode ser assistido o vídeo da reportagem apresentando o local

Nenhum comentário:

Postar um comentário