quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Cartilhas sobre Controle Social da Produção da Agricultura Orgânica.




Todos já devem ter assistido reportagens sobre pessoas mal intencionadas que tem vendidos produtos convencionais como se fosse produtos orgânicos, o que sabidamente gera um maior lucro devido a diferença de preços.

Pessoas que querem abolir os agrotóxicos de sua alimentação aceitam pagar mais pelo produto, de forma a compensar o produtor que possui maiores custos e trabalho pelas práticas agroecológicas. Mas ao ver reportagens como essas, tendem a ficar perdidas na hora de identificar se aquele produto é ou não realmente orgânico.

Uma saída é conhecer o produtor que está vendendo para você e privilegiar os de sua região. Mas não é um medida simples e muitas vezes, sua região não produz alimentos na diversidade desejada.

Visando facilitar esse controle social do processo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desenvolveu uma cartilha com linguagem facilitada e ilustrada para que as pessoas que defendem estas práticas e também os produtores que já a praticam, possam atuar no sentido de esclarecer e divulgar a Agricultura Orgânica.

Segundo o site do MAPA, a publicação mostra a importância do controle social para garantir a qualidade dos produtos dos agricultores familiares sem certificação. Apresenta dicas, esclarecimentos e orientações importantes para conquistar a credibilidade e o respeito do consumidor.

Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar aqui.





Outra forma de se cuidar no processo de compra de produtos orgânicos, é adquiri-los apenas de produtores devidamente certificados.

Para facilitar este processo, o MAPA também criou a Cartilha que trata sobre os Mecanismos de Controle para a Garantia da Qualidade Orgânica.

Segundo o site, a cartilha apresenta os mecanismos que orientam, esclarecem e incentivam a produção orgânica de maneira consciente. O objetivo é o maior controle desta nova demanda de consumo.

Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar aqui.

Fonte: Site do MAPA (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário