terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ODSS PASSAM A INTEGRAR PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS


ODSs

A Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) promove amanhã, 09/11, em São Paulo, o Fórum Pacto Global, que irá discutir como o setor privado pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em vigor desde o início deste ano.

“Os ODS têm sido a agenda de Sustentabilidade mais em voga hoje. Empresas estão bastante mobilizadas em relação a este tema e já o incluem em seu planejamento estratégico”, explica Beatriz Martins Carneiro, secretária executiva da Rede Brasil do Pacto Global, que é apoiado localmente pela Deloitte.

Camila Gualda Araújo, sócia-líder do Centro de Governança Corporativa da Deloitte, comenta que empresas pioneiras têm buscado compreender a abrangência dos 17 ODS, a fim de identificar ações que possam ser desenvolvidas em seus ambientes corporativos.

“Grande parte dos ODS requer engajamento governamental, e o Brasil tem se destacado tanto na esfera corporativa, como no compromisso público. Para essas empresas que buscam se diferenciar no mercado, estudar os ODS e definir iniciativas para implementá-los certamente irá culminar em respostas muito positivas da sociedade”, pondera.

PIONEIRISMO

O Brasil foi premiado durante evento em Nova York, em junho deste ano, sendo o único país com dois ganhadores, dentre os dez classificados como pioneiros na implantação dos ODS. Foram 600 empresas que se candidataram, abrangendo 98 países.

Os ODS são o ponto alto da Agenda 2030, que engloba 169 metas baseadas nos três pilares do desenvolvimento sustentável: aspectos econômicos, ambientais e sociais. Algumas delas são bastante alinhadas ao dia a dia de qualquer empresa, independentemente do seu segmento ou porte, tais como eficiência energética e direitos humanos (observando a igualdade de gênero ou combatendo o trabalho infantil, por exemplo). “São questões de grande importância e que não exigem investimento ou alto custo financeiro”, argumenta Beatriz.

Camila complementa: “existem metas que podem ser desdobradas em ações corporativas imediatamente, sem a necessidade de aguardar ações do Governo para dar início à implementação dos ODS”.

Como exemplo, a sócia da Deloitte destaca meta ligada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes). “Temos visto iniciativas marcantes no Brasil para combater a corrupção em todas as suas formas. É notável o fortalecimento das empresas que prezam a ética nos negócios. Pessoas optam por trabalhar em empresas éticas, consumidores optam por comprar de empresas éticas, bancos oferecem melhores condições a empresas éticas”, argumenta.

CONTRIBUIÇÃO EFETIVA DAS EMPRESAS

No Fórum, será divulgado estudo sobre a contribuição das empresas do Comitê Brasileiro do Pacto Global – formado por um grupo de organizações que faz a gestão da Rede Brasil do Pacto Global – para o alcance dos ODS. “Percebemos que, embora estejam em estágios diferentes de implementação, todas têm se dedicado ao assunto. Os ODS mais trabalhados pelas empresas são o 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e o 13 (Ação contra a mudança global do clima)”, conta Beatriz Martins Carneiro.

Camila Gualda Araújo esclarece que são inúmeras as ações atreladas ao desenvolvimento sustentável: “as empresas precisam buscar formas de identificar iniciativas alinhadas à sua estratégia e ao seu negócio, para priorizá-las em uma linha de tempo que justifique o investimento x custo x resultado, de forma a implementá-las e comunicá-las ao seu mercado de interesse, da melhor forma”.

“O trabalho é longo, requer compromisso e determinação, mas certamente trará resultados positivos, não só ao negócio, como também à sociedade e ao meio ambiente, pilares fundamentais da sustentabilidade”, conclui Camila.

O “Fórum Pacto Global – setor privado rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” acontece amanhã, 09/11, no auditório do MASP, em São Paulo. Para mais informações, acesse: www.pactoglobal.org.br

Fonte: Área Patrocinada no site do Estadão (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Essa agenda é importante para todo o mundo. Ela sucede os ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que foi implementado de 2000 a 2015. O Brasil alcançou a meta enquanto nação, mas se olharmos estes dados segmentados, veremos que muitas áreas do Brasil passaram longe de alcançar as metas.

Mas se quisermos superar todos os 17 ODS, temos que começar a trabalhar "ontem". Desde o ano passado já iniciamos a implementação deste programa no nosso Programa de Educação Ambiental implementado na Rede Municipal de Ensino de Limeira.

Realizamos uma formação para todas as unidades escolares sobre os ODS e convidamos a cada unidade escolar a diagnosticar a realidade de sua comunidade e verificar qual o ODS que a comunidade mais necessita e iniciar por aí de forma a trabalhar no processo de transformação social.

Muitas unidades já iniciaram o projeto e pudemos ver desde o ano passado já alguns primeiros resultados aparecendo o que muitos nos motiva.

Se as empresas começarem a implementar suplementarmente esses objetivos, todos nós ganhamos devido a sinergia que é possível. Afinal, as melhorias sociais não são apenas obrigação do Poder Público, mas de toda a sociedade civil organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário