quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Projeto Gota d’Água abre inscrições para participação nas atividades de 2017





O Projeto Gota d’Água desenvolvido pelo Programa de Sensibilização e Educação Ambiental do Consórcio PCJ, iniciou nessa sexta-feira, dia 20, as inscrições para participação nas atividades de 2017, que devem ser feitas pelo link: http://ow.ly/o61N3089U7N. A abertura oficial do projeto será no dia 17 de fevereiro, no Museu da Água, em Indaiatuba (SP).

Este ano, o tema das capacitações será “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”, que abordará sobre a realização do 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre a Água, que acontecerá em março de 2018 no Brasil, em Brasília (DF).

Estão programados encontros de fevereiro até novembro, sendo um por mês. As discussões serão em torno de mudanças climáticas, resíduos sólidos, reflorestamento e conservação, comunicação, além de formas de participação no Fórum Mundial da Água. A equipe do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental está fazendo convites para palestrantes brasileiros e também de outros países com o objetivo de transformar os debates em encontros internacionais de troca de experiências. O calendário e nomes dos convidados serão revelados conforme forem ocorrendo as confirmações de presenças.

Um Seminário Internacional está previsto para o mês de junho com participantes do “2º Stakeholders Meeting”, eventos de preparação da organização do Fórum Mundial da Água. O objetivo com esse evento é também realizar uma visita piloto em algum ponto das Bacias PCJ para promover os atrativos turísticos e visitas técnicas a projetos ambientais.

Nesse ano, a novidade do Projeto Gota d´Água será na forma de entrega do livro de bordo, com o relatório das atividades desenvolvidas com os alunos. Os trabalhos deverão ser apresentados em vídeo e não mais em formato escrito. No Seminário de Avaliação do Projeto, em novembro, serão exibidos os vídeos dos indicados a “Destaques do Ano de 2017”, e eleito o vencedor do Prêmio “Sua gota faz a diferença”.

“Dessa forma, queremos dinamizar a apresentação das atividades desenvolvidas pelos municípios, aprimorando as avaliações. Também será uma importante ferramenta de divulgação dos resultados atingidos com o projeto”, atenta a gerente técnica do Consórcio PCJ e responsável pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges.

Sobre o Projeto Gota d’ Água

O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’Água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014. A iniciativa pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Em 2017, mais de 232 mil pessoas foram atendidas pelo projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ (e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário