sábado, 24 de junho de 2017

Documentário: Catastroika


O documentário Catastroika: privatizations goes public (as privatizações são públicas, em tradução livre) apresenta os danos causado no mundo pela privatização de empresas estatais de infraestruturas.

Nos diversos países, como Rússia, Alemanha Oriental, Reino Unido, França, Estados Unidos entre outros, como que privatizaram a preço baixo e depois investiram em recurso público valor maior que o que foi ganhado no processo de privatização. Isso quando não reestatizaram.

Vale a pena assisti-lo.



O documentário tem como foco o processo de privatização que está em curso na Grécia,e o programa vai mostrando como que cada área que está em processo de privatização e um paralelo em outro país no mundo.

São apresentados casos de privatização nos setores ferroviário, saneamento e de energia elétrica.

Isso nos faz pensar sobre estes atos.

Todo documentário tem claramente uma ótica para criar sua narrativa. Que um jornalismo não é isento, todos sabem e um documentário, muito menos.

Ele, claramente, apresenta as faces piores do processo, mas vale a pena assisti-lo e ver o processo por outro ângulo, afinal, na mídia jornalística do dia-a-dia, vemos essa prática como salvação.

Assim, cada um poderá fazer sua avaliação crítica e ter opinião sobre o tema sem ser levado pela informação do grupo dominante da atualidade no país.

E o documentário encerra com uma frase do filósofo Tucídides: 


"Ou a liberdade ou a tranquilidade: tens que escolher. Não se pode ter as duas coisas!"

O documentário é de 2012, foi dirigido por Aris Chatzistefanou e Katerina Kitidi, e foi financiado por cidadãos gregos e estrangeiros.

Para saber mais sobre o documentário, acesse seu web site www.catastroika.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário