quarta-feira, 7 de junho de 2017

O uso consciente da água é uma questão global



(Brasília, 05/06/2017) – Você faz ideia da importância da água para a vida e para a economia do mundo? A partir desta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos publicar uma série de cinco matérias sobre os principais desafios para melhorar o uso de água no planeta. Ao longo da semana, mostraremos que se todos colaborarem, evitando desperdício e ajudando a conservar a água, esse precioso recurso natural nunca vai faltar.

Para começar, falaremos sobre o uso e o desperdício de água no planeta. É urgente a busca por soluções para aproveitar melhor a água. Com o aumento da população, o consumo de água dobrou no último século. Como a água é um recurso limitado – apenas 2,5 por cento de toda água no planeta é doce – se os padrões atuais de consumo não forem alterados, a escassez de água poderá atingir mais de 6 bilhões de pessoas (2/3 da população mundial), em 2050, alerta a ONU.

O acesso a água limpa e segura e ao saneamento básico não são privilégios. São direitos humanos básicos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas, desde 2010. Apesar disso, o acesso à água potável ainda é um sonho para quase 700 milhões de pessoas no mundo, especialmente nas áreas rurais. Pelo menos uma em cada quatro pessoas em todo o mundo (1,8 bilhões de pessoas) bebe água contaminada por coliformes fecais.

O consumo de água contaminada causa mais de 500 mil mortes por diarreia a cada ano. Mais do que na guerra da Síria, por exemplo, que em cinco anos de guerra civil teve mais de 400 mil mortos, segundo o jornal The Guardian.

Na América Latina, a água é abundante, porém mal distribuída. 34 milhões de pessoas vivem sem acesso a fontes de água limpa e mais de 70 por cento do esgoto sanitário na região é despejado sem qualquer tratamento nos rios e oceanos, segundo estudo do Banco Mundial. Investir nessa área deve ser visto como prioridade, já que para cada R$ 1 real gasto em ações de saneamento, são economizados R$ 4 na saúde.

E quando o assunto é saúde, com o crescimento desordenado das cidades e o aumento das temperaturas, doenças associadas à falta de saneamento tendem a se tornar mais comuns.

Somente no ano passado, foram registrados mais de 1,3 milhão de casos de dengue e 165 mil pessoas foram infectadas pelo zika vírus, segundo o Ministério da Saúde. Além da eliminação dos criadouros, ampliar a rede de saneamento ajuda a evitar a proliferação dessas e de outras doenças graves como hepatite e diarreia.

A água se tornou mais cara, especialmente por conta de fatores climáticos como secas prolongadas, inundações e de atividades econômicas que demandam muita água, como a agricultura. O combate ao desperdício deve nortear a produção especialmente nesse setor, que é o maior consumidor de água no planeta. Quase 70 por cento de toda a água disponível no mundo é utilizada para irrigação agrícola, segundo a ONU. Apenas 10 por cento desse total seria suficiente para abastecer o dobro da população mundial.

Em todo o mundo, governos, instituições privadas e a sociedade civil precisam estabelecer compromissos para melhorar os recursos hídricos e serviços de saneamento. Além disso, é indispensável desenvolver ações contra o desperdício de água e o reaproveitamento das águas urbanas.

Fórum Mundial da Água no Brasil, em 2018

O Fórum Mundial da Água é um espaço privilegiado para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água, em todo o planeta. O evento é um processo de três anos, em que mais de 40 mil pessoas (cidadãos comuns, especialistas, gestores públicos, legisladores e tomadores de decisões) participam de debates pela internet e de eventos preparatórios que ajudam a construir o evento. A participação é aberta a todos por meio da plataforma online: “Sua Voz”.

O Fórum é o maior evento mundial sobre água e busca promover a conscientização, construir compromissos políticos e para aprimorar a gestão e uso eficiente da água com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra. Pela primeira vez o Fórum vai ocorrer em um país do Hemisfério Sul. “Compartilhando Água” é o tema central desta edição, que reforça a importância da gestão responsável da água com a colaboração de todos.

O evento será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília, e cidadãos de todo mundo já começaram as discussões. Seja você também parte da rede de pessoas envolvidas com o tema, participe dessa mudança. Para saber mais, acesse: http://www.worldwaterforum8.org/your-voice.


#WorldWaterForum #SharingWater #FórumMundialdaÁgua #CompartilhandoÁgua #YourVoice #SuaVoz #CompartilheÁgua.

Fonte: Site do 8º Fórum Mundial da Água (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário