quinta-feira, 8 de junho de 2017

Programa Nascentes: 7.704 campos de futebol para proteger as águas



São 5.500 hectares de matas ciliares em fase de recuperação no programa de conservação de recursos hídricos do Estado de São Paulo

Uma área equivalente a 7.704 campos de futebol em matas ciliares do Estado de São Paulo está em processo de recuperação na atual fase do Programa Nascentes, que envolve 12 secretarias estaduais.

O programa orienta e desenvolve projetos de restauração da vegetação nativa para restabelecer as margens de rios, represas e lagos. O objetivo é preservar a quantidade e a qualidade das águas que abastecem as cidades paulistas.

Essas águas são protegidas pelas chamadas matas ciliares, que margeiam rios, lagos e nascentes, igarapés e represas. Elas são uma cobertura de vegetação nativa e recebem esse nome (ciliares) por serem importantes para a proteção como os cílios são para os olhos.

Na fase atual, que contempla o equivalente a 7.704 campos de futebol (considerando o padrão de 7.140m2, estipulado pela Fifa), são 5.500 hectares em processo de restauração. Nestas áreas, foram plantadas 9 milhões de mudas, sempre nas regiões prioritárias dos 91 municípios contemplados neste momento.

A restauração de cerca de 20 mil hectares de matas ciliares já está prevista em projetos contratados. A primeira fase, encerrada em março de 2017, marcou o início da recuperação de 4.464 hectares de matas ciliares, nos quais foram utilizados 6,3 milhões de mudas de espécies nativas. Para março de 2018, a meta é iniciar a recuperação de 7.200 hectares, sendo que mais de 3.000 hectares disponíveis para restauração se encontram em Unidades de Conservação.

O programa conta também com 17 projetos prontos para contratação (confira aqui). Mais de 119 mil hectares também estão disponíveis para receber ações do Nascentes. Novos projetos de restauração de matas ciliares podem ser cadastrados neste link para avaliação e implementação. O programa tem importantes parceiros, como é possível ver aqui, e aceita interessados em plantios voluntários.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário