quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Cordeirópolis sedia 2º Prêmio GMA de Boas Práticas Ambientais

[Originalmente publicada em 28/07/17]


Nossa cidade sediou nesta quarta-feira, dia 26, o evento de premiação do 2º Prêmio GMA de Boas Práticas Ambientais, que ocorreu no teatro Ataliba Barrocas, em Cordeirópolis. Participaram empresas dos setores da indústria, serviços e agricultura que desenvolvem ações em prol da natureza, com o objetivo é reconhecer, estimular e incentivar as atividades desenvolvidas para recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade de recursos naturais e assim tornar-se exemplo para outros negócios que podem usar a idéia ou implantar a mesma prática.

Estiveram presentes no evento o prefeito, José Adinan Ortolan, o 2º vice diretor do CIESP e FIESP Limeira e diretor adjunto do departamento de meio ambiente da sede em São Paulo, o empresário Flaminio de Lima Neto, o coordenador regional de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Alexandre Vilella, o secretário municipal de Meio Ambiente da cidade de Cordeirópolis, Joaquim Dutra Furtado Filho, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cordeirópolis, Marco Gomes, o coordenador do Grupo de Meio Ambiente, Maurício Fahl, o secretário de desenvolvimento rural e meio ambiente de Limeira, Paulo Trigo Ferreira, a secretária da educação de Cordeirópolis, Angelita Ortolan, e Adilson José Rossini, ex-gerente regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). “A nossa preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é diária e deve ser estimulada em todos os segmentos. Quando as indústrias nos dão bons exemplos e investem em boas práticas ambientais, elas demonstram à sociedade a importância da questão para o meio produtivo e nos ajudam também a repensar as nossas práticas para que possamos desenvolver soluções criativas e sustentáveis”, pontuou Adinan.

A cerimônia teve início com a palestra “Água: conhecendo e protegendo”, feita pela Professora Doutora Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, da FCA/Unicamp. Participaram gratuitamente do prêmio empresas da jurisdição da regional do CIESP Limeira, que é formada pelas cidades de Limeira, Engenheiro Coelho, Iracemápolis e Cordeirópolis de qualquer porte, associada ou não à entidade. “Projetos como estes inscritos no prêmio mostram que há anos a indústria vem fazendo sua parte e está comprometida com o meio ambiente, promovendo a redução do consumo, reuso da água, diminuição dos resíduos sólidos que seriam enviados ao aterro sanitário, entre outras ações importantes que promovem a sustentabilidade”, comentou Flaminio de Lima Neto. Segundo Alexandre Vilella, o GMA do CIESP Limeira é um dos mais ativos do estado, além de ser o único a promover uma premiação.

Todos os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão composta pelos profissionais: Adilson José Rossini – professor universitário e ex-gerente regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB de Limeira, Carmenlucia Santos Giordano Penteado, professora da Faculdade de tecnologia da Unicamp, Joaquim Dutra Furtado Filho, secretário de meio ambiente de Cordeirópolis, Juliano Quarterolli Silva, engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI e Paulo Trigo Ferreira, secretário municipal de desenvolvimento rural e meio ambiente de Limeira.

Ao todo 10 projetos inscritos, dos quais cinco deles tiveram destaque especial através das categorias agronegócio, prestador de serviço, empresa de pequeno porte, médio porte e grande porte. As empresas participantes foram: Ajinomoto do Brasil Ind e Com, AP Losa & Cia Ltda EPP (Gelo Geol), Cezan Embalagens Ltda, Empresas de Transportes Covre, Faurecia Emissions Control, Ind. De Papel Ramenzoni S/A, Indústria Cerâmica Fragnani, Iochpe Maxion S/A, Ripack Embalagens e São Martinho S/A.

Na categoria Agronegócio, o projeto vencedor foi “Concentrando esforços para promover a sustentabilidade na indústria e no campo”, do grupo São Martinho S/A. O projeto foi considerado pela comissão julgadora uma solução inovadora e viável no setor sucroalcooleiro, com inúmeros benefícios ambientais e econômicos e com possibilidade de comercialização de seu subproduto.

Na categoria Prestador de Serviço, o projeto vencedor foi o Programa de redução de consumo de combustível e redução de emissão de gás carbônico, da Empresa de Transportes Covre. Este projeto demonstrou que é possível reduzir custos e melhorar o desempenho ambiental para outras empresas de transportes. O Sistema de gestão de consumo apresentado foi inovador, com excelente custo-benefício, já que o investimento foi relativamente baixo e redução significativa do consumo de combustível.

Na categoria Empresa de Pequeno Porte, o vencedor foi o projeto Eliminação de Descarte de Água Potável, da empresa AP Losa & Cia Ltda EPP (Gelo Geol). Este foi um ótimo exemplo de projeto de baixo custo com excelentes ganhos ambientais. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelos proprietários por meio de soluções simples e eficientes que obtiveram bons resultados, além do excelente custo benefício.

O destaque na categoria Empresa de Médio Porte foi para o projeto Utilização de Resíduo de Madeira Como Fonte de Biomassa, da empresa Cezan Embalagens Ltda. A empresa mostrou um processo simples com grande potencial de difusão e transferência do conhecimento para outros negócios, além de contemplar e incentivar a logística reversa e a economia de recursos naturais.

Na categoria empresa de grande porte, o projeto vencedor foi Reuso Externo, da empresa Iochpe Maxion S/A, que resultou em ganho ambiental, social e econômico. Um dos pontos fortes foi o envolvimento dos funcionários e público externo nas ações de conscientização e doação do efluente para outras empresas.

Fonte: Prefeitura de Cordeirópolis (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário