quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Câmaras Técnicas de Educação Ambiental discutem implantação de Programas Regionais



O IV Encontro de Câmaras Técnicas de Educação Ambiental de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado no dia 16 de outubro, na cidade de São José do Rio Preto (SP), ocorreu conjuntamente ao XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos e, no contexto do 8º Fórum Mundial da Água, ao Encontro Regional Sudeste.

Após participação na Mesa que abordou “Os instrumentos de gestão no olhar do cidadão - Educação Ambiental para o fortalecimento dos Comitês de Bacia”, a Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Capacitação, Mobilização Social e Informações em Recursos Hídricos (CTEA), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), Rachel Marmo Azzari, apresentou a contextualização dos encontros anteriores para que os participantes embasassem a continuidade dos trabalhos.

O principal tema abordado no encontro foram as diretrizes para elaboração da minuta de Deliberação do CRH que terá como objetivo orientar a implantação de Programas Regionais de Educação Ambiental, no âmbito dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado.

Dos 21 CBHs do Estado, estavam representados 18. Entre várias discussões foram definidas estratégias que devem ser aprofundadas e especificadas na Deliberação: capacitação e processos formativos, fortalecimento institucional das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental nos CBHs, garantir a participação social na gestão de recursos hídricos, Educação Ambiental vinculada aos instrumentos de gestão.

As decisões são continuidade de um processo, que iniciou em dezembro de 2015, quando foi realizado o I Encontro de CTEAS. A articulação e a troca de experiências entre os membros das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental dos CBH têm sido um processo importante para a construção conjunta de propostas para o avanço e a implementação da Educação Ambiental no âmbito dos comitês e do CRH.

DIÁLOGO


O Diálogo Interbacias teve como tema principal “Gestão Participativa e Social da Água – A sociedade compartilhando tecnologias locais”. O evento contou com palestras e minicursos de diversos temas como, por exemplo, o cidadão e o acesso à informação, a participação cidadã e a Educação Ambiental, controle social das águas – uma experiência da Região dos Lagos/RJ, orientações e informações sobre a realização e as participações no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, em março de 2018.

Fonte: Portal SIGRH (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário