domingo, 19 de novembro de 2017

Livro Gratuito para Download: Saudades do Brasil: a era JK, fotografia, cinema, video, arqueologia contemporânea


Saudades do Brasil: a era JK, fotografia, cinema, video, arqueologia contemporânea

Sinopse

Os ideais de construção de uma nação desenvolvida, moderna e democrática, somados a um sentimento de esperança e otimismo, consagraram os "anos jK", hoje evocados como tempos dourados.

Revisitar essas lembranças através das imagens produzidas na época não significa uma simples volta saudosista ao passado, em contraposição ao ceticismo e à desesperança hoje sentidos por todos nós.

Pretende-se refletir sobre a construção desse mito dos "bons tempos", revelando não só a simbologia dos valores e ideais da época, mas também as tensões e contradições omitidas pelo poder seletivo da memória.

Buscando nas imagens o suporte dessa reflexão, admite-se o poder da percepção visual como forma de conhecimento.

A imagem, como documento histórico, não ilustra meramente o saber escrito, mas possui uma linguagem específica que traz consigo a própria reconstrução de uma realidade.

Os fragmentos da era jK reconstruídos nessa mostra permitirão que o olhar contemporâneo tenha uma nova visão sobre a história recente de nosso país.

Para fazer o download gratuito, clique aqui.

Fonte: FGV Editora (aqui)

Um comentário:

  1. 3 - titanium rod - TITanium Art
    TITORE ARTS. columbia titanium jacket TINOHON. titanium wedding bands TINOHON. TINOHON. TINOHON. TINOHON. TINOHON. TINOHON. TINOHON. TINOHON. camillus titanium TINOHON. iron titanium TINOHON. TINOHON. TINOHON. TINOHON. apple watch aluminum vs titanium TINOHON.

    ResponderExcluir